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CENTRAL DE ATENDIMENTO

Fraudes em e-commerces

Com o intuito de redução dos riscos de fraudes cometidas através do pagamento boleto ou cartão de crédito, selecionamos dicas relevantes levantadas por especialistas no assunto, e dedicadas exclusivamente à você usuário.


- Em caso de dúvidas na conferência do boleto, entre em contato com o departamento de SAC da loja;

- Seja extremamente cuidadoso com links desconhecidos recebidos em e-mails. Evite abri-los, pois em geral contém vírus que podem capturar seus dados;

- Estabeleça uma rotina para checagem dos extratos da conta bancária e do cartão de crédito para averiguar se não há lançamentos suspeitos;

- Nunca forneça os dados do cartão de crédito em sites sem conexão segura ou em e-mails não criptografados;

- Realize checagens frequentes no computador, utilizando e atualizando os programas de anti vírus;

- Jamais realize compras ou pagamentos por meio de computadores de terceiros ou de redes Wi-Fi públicas;

- Verifique o código de barras do boleto. Se o boleto não funcionar na leitura ótica do caixa eletrônico ou estiver com alguma barra faltando, desconfie. Nesses casos, entre em contato com a loja para saber a origem do problema;

- Confira os dados do beneficiário do boleto. Se você precisar digitar os números do código de barras manualmente, verifique os dados do beneficiário: nome da empresa, agência e banco. As informações precisam bater com o documento impresso. Se houver algo suspeito não efetue o pagamento. Caso contrário você poderá ter dificuldades para solicitar o reembolso do dinheiro ao banco e à loja online;

- Solicite para o seu banco o serviço de "alertas de transação" para acompanhar as suas compras por email ou SMS.