Fraudes em e-commerces
Com o intuito de redução dos riscos de fraudes cometidas através do pagamento boleto ou cartão de crédito, selecionamos dicas relevantes levantadas por especialistas no assunto, e dedicadas exclusivamente à você usuário.
- Em caso de dúvidas na conferência do boleto, entre em contato com o departamento de SAC da loja;
- Seja extremamente cuidadoso com links desconhecidos recebidos em e-mails. Evite abri-los, pois em geral contém vírus que podem capturar seus dados;
- Estabeleça uma rotina para checagem dos extratos da conta bancária e do cartão de crédito para averiguar se não há lançamentos suspeitos;
- Nunca forneça os dados do cartão de crédito em sites sem conexão segura ou em e-mails não criptografados;
- Realize checagens frequentes no computador, utilizando e atualizando os programas de anti vírus;
- Evite realizar compras ou pagamentos por meio de computadores de terceiros ou de redes Wi-Fi públicas;
- Verifique o código de barras do boleto. Se o boleto não funcionar na leitura ótica do caixa eletrônico ou estiver com alguma barra faltando, desconfie. Nesses casos, entre em contato com a loja para saber a origem do problema;
- Confira os dados do beneficiário do boleto. Se você precisar digitar os números do código de barras manualmente, verifique os dados do beneficiário: nome da empresa, agência e banco. As informações precisam bater com o documento impresso. Se houver algo suspeito não efetue o pagamento. Caso contrário você poderá ter dificuldades para solicitar o reembolso do dinheiro ao banco e à loja online;
- Solicite para o seu banco o serviço de "alertas de transação" para acompanhar as suas compras por email ou SMS.